Trombose Venosa Profunda

Os coágulos sanguíneos se formam principalmente nas veias das pernas e da pelve. Estes vasos sanguíneos recolhem o sangue dos pés, das pernas e da pélvis e transportam-no de volta ao coração. Uma trombose venosa profunda deve ser tratada imediatamente por um médico. O risco de ocorrência de embolia pulmonar é particularmente alto se as veias profundas da perna forem afetadas. Um trombo na veia afetada é desalojado e levado para o pulmão pela corrente sanguínea, onde pode bloquear um vaso. Por outro lado, se a mesma coisa acontecer em uma das veias superficiais das pernas, o coágulo primeiro terá que mover-se na direção das veias profundas das pernas, o que é menos arriscado.

Na trombose, um coágulo sanguíneo (trombo) bloqueia um vaso sanguíneo, de modo que apenas pouco sangue, se houver, pode fluir através do vaso. Portanto, você deve consultar o seu médico em caso de suspeita de trombose venosa profunda.

Tratamento de compressão

Após o paciente ser diagnosticado com trombose venosa profunda, as meias compressivas são indicadas juntamente com o tratamento medicamentoso. Eles exercem pressão mecânica externamente nas veias. Eles diminuem o diâmetro da veia e o sangue volta ao coração mais rapidamente. A pressão na perna segue um gradiente controlado: é mais forte no tornozelo e diminui na perna. Posteriormente, os médicos verificarão até que ponto o transporte de retorno do sangue ainda está prejudicado. O médico poderá então aconselhá-lo se o tratamento de compressão deve ser continuado ou se você pode parar de usar as meias.

Os sintomas mais comuns são

  • Dor dolorosa e arrastada
  • Vermelhidão ou descoloração azulada da pele
  • Sensação de tensão e inchaço
  • Uma trombose pode ocorrer na virilha, na coxa, na cavidade do joelho, na panturrilha ou na sola do pé. Ficar de pé e caminhar torna-se doloroso.

Um coágulo sanguíneo pode se formar se:

a taxa de fluxo sanguíneo diminui, por exemplo, durante o período acamado ou em voos de longa distância;

as paredes do vaso sanguíneo mudaram, como em casos de edemas;

o sangue tem uma alta suscetibilidade à coagulação;

O sangue flui mais lentamente nas veias do que nas artérias, razão pela qual as tromboses ocorrem principalmente nas veias. As veias profundas da panturrilha e da coxa são afetadas principalmente pela trombose venosa profunda (flebotrombose).

O rápido diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda são necessários para prevenir uma embolia pulmonar. O exame da região dolorosa e a dosagem de um parâmetro sanguíneo especial em laboratório corroboram o diagnóstico de suspeita de trombose. O médico usa Doppler e ultrassonografia para localizar uma trombose venosa profunda exatamente antes de tratá-la.