Um dos sinais de lipedema é fazer um teste de Stemmer – se você conseguir beliscar uma dobra de pele na base do dedo do pé ou de um dedo, então este é um sinal de Stemmer negativo. No linfedema isto não é possível (o sinal de Stemmer é positivo). Outros sinais de lipedema são tendência ao desenvolvimento de vasinhos, hematomas ou aumento do inchaço da panturrilha na segunda metade do dia.
Ao contrário do linfedema, o lipedema é sempre simétrico. O lipedema é doloroso à pressão e ao toque. Nos estágios avançados, até mesmo usar roupas apertadas é doloroso. Ao contrário do linfedema, o “sinal de Stemmer” é sempre negativo no lipedema.
Uma visão geral dos sinais clínicos do lipedema:
Quase apenas mulheres e meninas são afetadas pelo lipedema. Portanto, os especialistas suspeitam de causas hormonais. Via de regra, o lipedema começa no final da puberdade, durante a gravidez ou durante a menopausa. Além disso, a suscetibilidade ao lipedema parece ser genética.
O exercício físico e uma alimentação saudável auxiliam nos estágios iniciais do lipedema. Os pacientes devem praticar exercício cerca de três vezes por semana, durante pelo menos 45 minutos em cada sessão (o corpo só começa a queimar gordura após 30 minutos). É essencial usar roupas de compressão durante as atividades esportivas. Isso evita o inchaço, porque a circulação melhorada pressiona mais água para os tecidos.
Existem vários métodos de tratamento para o lipedema existente.
O lipedema é uma doença crônica. Além da terapia médica, tudo o que você fizer determinará quão bem você conseguirá lidar com a convivência com o edema.
Exercício Físico: o exercício é aconselhável, mas somente se você usar roupas de compressão ou bandagens. Caso contrário, a circunferência das pernas aumentaria ainda mais sem compressão.
Roupas confortáveis: Certifique-se de usar roupas largas e sapatos baixos e confortáveis. Não use cintos ou sutiãs apertados.
Uma dieta balanceada: As camadas de gordura observadas no lipedema não são causadas pelo excesso de peso. É por isso que eles não podem ser combatidos com dieta. No entanto, perder peso e praticar atividades físicas (com compressão) tem efeitos positivos.
Cuidados com a pele: A higiene é especialmente importante para pacientes com edema. Sempre limpe e cuide da sua pele com produtos de cuidado com pH neutro. Não use desodorantes em áreas edematosas.
O lipedema ocorre quase exclusivamente em mulheres, e a terapia de compressão alcança bons resultados. Geralmente garante que o edema não se desenvolva mais. Portanto, você pode ter certeza de que pode fazer algo a respeito do seu edema.
As roupas de compressão reduzem o lipedema ou pelo menos o mantêm sob controle. No estágio 1, muitas vezes podem ser usadas meias de compressão de malha circular em CCL 2 ou CCL 3. Mas os especialistas recomendam cuidados com a compressão da malha plana na maioria dos casos. As meias devem ser usadas preferencialmente todos os dias, mas pelo menos três dias por semana (também durante atividades físicas). O seu médico ou fisioterapeuta irá aconselhá-lo. Os pacientes no estágio 2 utilizam vestimentas de compressão de malha plana. No estágio 3, a terapia física complexa de descongestionamento é aplicada de forma semelhante ao linfedema. Inicia-se na fase 1 com drenagem linfática manual seguida de aplicação de bandagem compressiva. A esta, por sua vez, segue-se a fase de manutenção e o uso de meias de compressão. Aqui novamente são usados modelos de malha plana. Eles oferecem ótima estabilidade de pressão porque o material é menos elástico.