Doenças Venosas

O sistema arterial transporta o sangue rico em oxigênio e nutrientes para as regiões externas do corpo e para todas as células. Em seguida, o sistema venoso assume a retirada do sangue, do qual foram retirados oxigênio e nutrientes, de volta ao coração (retorno venoso). As doenças venosas ocorrem se o sistema de retorno venoso não funcionar mais adequadamente.

O que é um distúrbio venoso?

Sintomas e sinais – como diagnosticar doenças venosas?

Os distúrbios venosos são um problema comum. Os sinais de doenças venosas podem ser alterações nas pernas que inicialmente só são perceptíveis do ponto de vista cosmético, mas não causam dor, como vasinhos. Se não forem tratados, podem causar sérios problemas de saúde. Um distúrbio venoso não deve ser subestimado. As varizes são mais do que uma questão de estética: se não forem tratadas, podem causar doenças graves. O tratamento adequado pode reduzir os sintomas e melhorar o curso da doença.

Por exemplo, veias grossas ou varizes podem se desenvolver: veias superficiais aumentadas se projetam como nódulos sob a pele, são tortuosas e visíveis. Os médicos referem-se a isso como um distúrbio das veias varicosas ou, às vezes, como varicose.

Sensação de coceira, formigamento ou tornozelos inchados podem indicar fraqueza nas veias. Mas: se você reconhecer os sinais e consultar um médico precocemente, poderá reduzir os sintomas e melhorar sua qualidade de vida   

Prevenção de doenças venosas

Tome medidas preventivas: Dicas para o seu dia a dia para se proteger contra doenças venosas:

Exercício: Faça do exercício uma prioridade. Mude frequentemente de posição e levante as pernas.

Dieta saudável: Siga uma dieta saudável e equilibrada.

Otimize seu peso: Reduza qualquer excesso de peso.

Vestuário: Use roupas confortáveis ​​e largas e troque os saltos altos por sapatos baixos para que a bomba muscular da panturrilha possa funcionar suficientemente.

Chuveiro: Enxágue regularmente os pés com água fria para que as veias se contraiam e o sangue flua melhor.       

Terapia básica para doenças venosas: meias de compressão médicas

O uso regular de meias de compressão médica é a terapia básica para pacientes com problemas venosos. As meias são particularmente eficazes em combinação com exercício: as bombas musculares são ativadas e as válvulas venosas fecham melhor, permitindo-lhes transportar o sangue para o coração. O inchaço e a sensação de aperto diminuem; as pernas ficam mais relaxadas. O uso regular de meias de compressão médica alivia significativamente os sintomas, aumenta a qualidade de vida e pode prevenir a trombose.

Problemas nas veias – o que posso fazer? Quais médicos tratam doenças venosas?

Se você estiver apresentando quaisquer sintomas ou sinais de doença venosa, ou se o exame venoso der uma indicação inicial de que você tem função venosa limitada, consulte seu médico.

Certifique-se de que a causa exata seja esclarecida. Após o diagnóstico, o médico pode iniciar o tratamento adequado.

Os médicos angiologistas são especializados no diagnóstico e tratamento de doenças vasculares, principalmente de doenças venosas.

Uma doença venosa crônica não tem cura, mas é muito tratável.

Existem inúmeras opções de tratamento mesmo em condições clínicas avançadas. Fale com seu médico. O médico iniciará medidas de tratamento adequadas dependendo do grau de gravidade e dos critérios aplicáveis ​​a cada paciente.

Produtos medi para doenças venosas

Graças ao seu material respirável e elástico, as meias de compressão medi são muito confortáveis ​​para homens e mulheres e são adaptadas para atender às suas necessidades individuais como paciente. Tenha a terapia venosa moderna, tecnologicamente avançada, testada e comprovada com meias de compressão de última geração. Elas se parecem com as clássicas meias finas ou meias até os joelhos para homens, mas têm uma função adicional de suporte às veias.